sábado, 5 de março de 2011



A Amazônia está cada vez mais urbana e cheia de projetos de infraestrutura. Enquanto o manejo sustentável é aclamado, as florestas continuam sendo exploradas anarquicamente.


Dois meses entre Pará, Amapá, Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela rendem todo tipo de aventura, a começar pela travessia tumultuada numa gaiola até Macapá.


Em contra-ataque à avalanche de críticas à hidrelétrica na Amazônia, presidente de estatal energética afirma que obra tem apoio da população.


Um dos articuladores da política para Amazônia no novo governo brasileiro, Alberto Lourenço acha que principal desafio é criar infraestrutura como vetor ao desenvolvimento local.


As montanhas e matas que envolvem o famoso Salto Angel são considerados os locais menos estudados de toda a Amazônia. A região guarda mistérios e intriga os visitantes.


Não faz muito tempo, pensava-se que florestas tropicais úmidas eram essencialmente imunes a perturbações causadas por fogo, mas recentes e intensas secas mudaram essa percepção.


Mesmo sem conseguir controlar o transporte na Amazônia, Brasil resgata projetos dos mega portos em Curuçá na costa do Pará, onde a estratégia deveria ser a proteção ambiental.


Veja em 2 artigos quais são as maiores verdades “incontestáveis” que justificaram tragédias sociais e ambientais na Amazônia.



A ocorrência do fenômeno El Niño, somado ao aquecimento do Atlântico tropical Norte no início de 2010, trouxe como conseqüência a diminuição das precipitações na parte norte da bacia, afetando as vazões dos tributários do Norte, principalmente o Rio Negro.

Rede de Articulação Amazônica completa 4 anos e já integra organizações de 6 dos 9 países amazônicos. Socióloga Sigrid Vásconezdetalha ações desta importante iniciativa.


Ribeirinhos do rio Jauaperi estabelecem parceria com pesquisadores em um projeto de botânica comunitária que une desenvolvimento local com conservação. 


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Primeiro ano do programa de regularização ambiental Terra Legal tem resultados modestos.



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Mais um projeto de construção de rodovia na Amazônia ameaça ser um desastre logístico, social e ambiental para a Calha Norte brasileira e para o país que detém 90% de suas florestas intactas.


altOs cultivos de folha de coca e a mineração ameaçam a conservação de uma das ecorregiões mais importantes da Amazônia boliviana, conhecida pelo turismo, cultura afro-boliviana e incrível biodiversidade.

Brasil deve tomar medidas permanentes para garantir a queda do desmate na Amazônia, continuando ações bem sucedidas e barrando más ideias, como propostas de enfraquecimento da legislação ambiental.

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